Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal (PF) está realizando a primeira fase da Operação Lesa Pátria. A PF está atuando nas ruas de cinco estados identificando pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos terroristas do último dia 8, em Brasília (DF).
São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A operação Lesa Pátria acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
CRIMES PRATICADOS EM ATOS TERRORISTAS
Segundo nota da PF, na investigação são apontados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração e inutilização de bem especialmente protegido.
LEIA TAMBÉM
PF prende suspeita de financiar atos terroristas em Brasília; suspeita é a segunda presa pela Polícia Federal
PF prende suspeitos de financiar atos golpistas em operação no Rio de Janeiro
OPERAÇÃO DA PF É PERMANENTE
Ainda segundo a nota, a Polícia Federal tornou a operação Lesa Pátria permanente.
Vão ser feitas atualizações periódicas sobre a quantidade de mandatos judiciais expedidos, assim como o número de pessoas detidas e foragidas.
ATOS TERRORISTAS EM BRASÍLIA
A operação investiga golpistas envolvidos nos atos terroristas que aconteceram no último dia 8, em Brasília.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocuparam a Praça dos Três Poderes e invadiram e depredaram prédios públicos, como o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Visitas: 197078
Usuários Online: 1