Um rato foi encontrado por funcionários do Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, Zona Oeste do Recife. O animal estava na triagem do Centro de Ginecologia e Obstetrícia, setor que faz a recepção das grávidas. Servidores e pacientes relatam outros problemas na unidade.
O roedor foi recolhido por volta das 20h do domingo (22), no térreo. A suspeita entre os trabalhadores é de que ele tenha saído da mata que existe ao lado da unidade de saúde.
Um médico do hospital, que não quis ser identificado, disse ao g1 que o hospital enfrenta outros problemas por causa da superlotação:
Há apenas um banheiro para cerca de 20 mães internadas, apesar de elas terem fluxo de sangramento, por estarem em trabalho de parto
As suas salas cirúrgicas também seriam insuficientes para a alta demanda de pacientes, já que o hospital atende gestações de alto risco
"Nós trabalhamos com um megavolume de pacientes. A gente tem seis ou sete leitos no bloco obstétrico para mais de 20 mulheres. Nossa superlotação é tanta, que a gente coloca quase uma paciente em cima da outra", afirmou o funcionário.
Segundo o médico, o volume de trabalho imposto aos servidores faz com que o serviço prestado não seja o mais qualificado.
"A gente não tem condições de fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Aí, as pacientes ficam pelos corredores. As mães não têm carrinho para colocar o bebê", explica.
Nesta segunda (23), um vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo por uma parente de uma paciente mostra avós cobrando berços para colocar os netos (veja vídeo acima).
"Nós estamos falando, mas não é só o da gente (que está faltando)", diz uma das mulheres nas imagens.
O g1 procurou a Secretaria Estadual de Saúde, mas não obteve resposta até a a última atualização desta reportagem.
Filas para consultas
Há uma semana, a TV Globo mostrou pacientes passando horas na fila para agendar consultas e exames no Barão de Lucena. Parte das pessoas voltou para casa sem conseguir atendimento (veja vídeo abaixo).
No dia da exibição da reportagem a direção do hospital disse que todos os pacientes que estiveram no ambulatório seriam atendidos e que as consultas seriam marcadas o mais rápido possível.
Visitas: 248238
Usuários Online: 1